LIXOS NAS PRAIAS

>> terça-feira, 24 de novembro de 2009

Vejam o que acontece com pássaros que comem os lixos jogados em praias.

Os pássaros, albatrozes e outros, comem os plásticos, achando que são algas ou alimentos, porém seu sistema digestivo não consegue fazer a digestão e acaba ficando congestionado, levando o pássaro a morte.
Parabéns, “ser humano” nós estamos destruindo o planeta.
















Read more...

BALEEIROS JAPONESES ZARPAM PARA A ANTÁRTICA

>> sexta-feira, 20 de novembro de 2009


Nisshin Maru visto do Steve Irwin

Como acontece a cada ano, os baleeiros japoneses zarparam nesta quinta-feira (19) para a caça de cetáceos na Antártica.

Três navios partiram do porto de Innoshima. Os baleeiros navegarão durante o inverno (hemisfério norte) no Oceano Antártico para caçar as baleias, sobretudo os pequenos animais que Tóquio recebe autorização para pescar por parte da Comissão Baleeira Internacional em nome da “pesquisa científica”.
As baleias terminam às vezes nos restaurantes, depois dos “estudos” sob controle da Agência de Pesca Japonesa.
Talvez esta seja a última missão do tipo, lembrando que o novo premier japonês, Yukio Hatoyama, fixou a economia orçamentária como uma das prioridades.
A caça da baleia é financiada em parte com dinheiro público.
A campanha japonesa no Antártico provoca críticas internacionais. Nos últimos anos, a associação de defesa do meio ambiente Sea Shepherd entrou em conflito em alto-mar com os tripulantes dos baleeiros.
Com a campanha ecológica, a frota japonesa voltou no ano passado com apenas 680 baleias, contra as 800 ou 900 que pretendia.
O Greenpeace já anunciou que este ano não tem intenção de perseguir os caçadores. Mas a Sea Shepherd comunicou que vai atrapalhar as operações pesqueiras japonesas no Antártico. (Fonte: Yahoo!)

Read more...

FRANÇA APOIA AÇÃO JUDICIAL CONTRA BALEEIROS JAPONESES

>> quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A França diz que adotar uma ação legal contra a caça às baleias é “uma boa ideia”, embora a Austrália esteja um tanto indiferente em relação ao assunto.
O Partido Trabalhista, nas últimas eleições, prometeu levar o Japão ao Tribunal Internacional de Justiça para acabar com a caça às baleias. Dois anos se passaram e nenhuma atitude foi tomada.
O representante do Meio Ambiente do governo da França, Laurent Stefanini, disse que a França e a Austrália estavam trabalhando unidas na questão das baleias. Ele apoiou dar passos em direção à ação legal, possivelmente em conjunto com outros países.
“Leva tempo… mas é uma boa ideia”, declarou Stefanini ao AAP em Paris.
A França ainda não decidiu se vai levar a situação aos tribunais. Uma questão seria se os países respeitariam as convenções internacionais que assinaram.
A organização Sea Shepherd pretende perseguir a frota baleeira japonesa no Oceano Austral neste ano e já avisou que os japoneses provavelmente caçarão baleias em águas australianas.
A Sea Shepherd é famosa por bater nos navios e jogar bombas de mau cheiro nos navios-fábrica dos caçadores. A Austrália é cautelosa com as atividades da Sea Shepherd, mas Stefanini apoia mais os protestos.
“Acho que levar adiante uma campanha, interferir de alguma maneira, não é uma coisa ruim”, disse ele.
A Austrália diz que a iniciativa mostra que os pesquisadores não precisam matar baleias para estudá-las. O Japão diz que caça baleias para fins “científicos” , embora já esteja provado que a carne do animal vai parar nos pratos.
Os franceses estão pesquisando os efeitos da poluição sonora nas baleias e planejam compartilhar os resultados dos estudos, de acordo com o relatado por Stefanini.
Fonte: News.com.au

Read more...



  © Blogger template Romantico by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP