PESCADOS EM ALERTA

>> domingo, 17 de maio de 2009

Pescados em alerta
Especialistas da Unimonte, em Santos, criaram o Guia de Consumo Sustentável de Pescados para que as pessoas conheçam quais espécies de peixes e frutos do mar estão correndo risco de extinção e devem, portanto, ser evitadas na hora das compras
Quando você compra peixe, o que leva em conta?
Sua preferência, a sugestão do atendente da peixaria ou a receita do prato que vai preparar?
Ok, agora você tem algo a mais para avaliar qual peixe vai parar na sua mesa: se o pescado está ameaçado de extinção. Sim, a compra de peixes e frutos do mar também deve ser criteriosa, já que há muitas espécies correndo risco de desaparecer, além de outras tantas que estão no fio da navalha entre a oferta e a escassez.
Por causa disso, pesquisadores, professores e alunos da Unimonte, de Santos (SP), criaram o Guia de Consumo Responsável de Pescados – disponível para download no site da universidade. Baseada em pesquisas com pescadores e dados do Ibama, WWF e Greenpeace, a cartilha classifica mais de 120 tipos de peixes e frutos do mar em quatro categorias: “Bom apetite” (dourado, garoupa, robalo e camarão- rosa, por exemplo); “Coma com moderação” (entre eles pescada, anchova, lagosta e mexilhão); “Evite” (atum, badejo e cação, entre outros) e “Não, obrigado” (proibidos para consumo, como mero, cação-anjo e raia-viola).
“A mudança de comportamento do consumidor estimulará a substituição de espécies exploradas durante décadas por outras não exploradas”, diz a coordenadora da pesquisa, Carolina Pacheco Bertozzi. Segundo ela, o guia será revisado periodicamente, já que as populações de peixes e a atividade pesqueira estão em constante alteração.

0 comentários:




  © Blogger template Romantico by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP