CIENTISTAS ENCONTRAM EM CHIMPANZÉS NOVA ESPÉCIE DE PARASITA DA MALÁRIA

>> sábado, 6 de junho de 2009


Pesquisadores, no Gabão e na França, descobriram uma nova espécie de parasita da malária. Apesar de viver em chimpanzés, ela é extremamente parecida com a espécie mais mortal aos humanos.
A nova espécie foi descrita na semana passada pelo periódico "PLoS Pathogens". Foi chamada de Plasmodium gaboni, e possui uma relação muito próxima com o Plasmodium falciparum, responsável por mais de um milhão de mortes a cada ano – a maior parte destas acomete crianças na África.
Buscando malária em macacos, pesquisadores do Instituto de Pesquisa pelo Desenvolvimento de Montpellier, na França, e o Centro Internacional de Pesquisa Médica, em Franceville, no Gabão, coletaram sangue de 17 chimpanzés capturados por caçadores gaboneses; dois deles possuíam o novo parasita. Na África Central, chimpanzés bebês podem ser mantidos ou vendidos como animais de estimação depois que seus pais são mortos para o abate.
Apenas uma espécie parecida com a malária falciparum, chamada Plasmodium reichenowi, foi encontrada em macacos. Essa descoberta ajudará os peritos a estudarem o seu DNA para, desta forma, desvendar como a malária evoluiu em macacos, humanos e, presumivelmente, em seu ancestral em comum.
Todavia, os autores disseram que “o risco dessa transferência aos humanos deve ser seriamente levada em consideração”, por três motivos: porque tanto o vírus do Ebola quanto o da Aids passaram de macacos a humanos; porque outra malária comum, a Plasmodium knowlesi, foi recentemente transmitida de macacos a humanos no sudoeste da Ásia; e porque esses chimpanzés infectados viviam em vilas como animais de estimação.
(Fonte: G1)

0 comentários:




  © Blogger template Romantico by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP