CUIDADOS PARA A NOITE DE VIRADA DE ANO E NATAL

>> segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Vêm chegando o Natal e o Ano Novo, com todas suas típicas comemorações. Os fogos de artifício, no entanto, trazem muito sofrimento aos animais, porque eles têm a audição muito mais apurada que a dos humanos. Depois das festas, todos os anos, os primeiros dias de Janeiro são marcados por animais desorientados e perdidos pelas ruas, muitos deles condenados a nunca mais voltarem aos seus lares. O pânico desorienta o animal e o deixa em desarmonia com o ambiente. Isso não é bom para ele e, em se tratando de cães de grande porte, passa a ser também muito perigoso para as pessoas.
Além da fuga de casa, em desespero pelo medo que o estouro dos rojões ocasiona, os fogos de artifício são responsáveis por acidentes dos mais variados tipos, principalmente com cães: atropelamentos, ataques (investidas contra os próprios donos e outras pessoas), brigas (inclusive com outros animais com os quais convivem), mutilações em grades e portões, enforcamento com a própria coleira, afogamento em piscinas, quedas de andares e alturas superiores, aprisionamentos indesejados em porões e em lugares de difícil acesso, paradas cardiorespiratórias, dentre outros. Reações de medo, susto e espanto demonstradas pelo(s) dono(s) e/ou outras pessoas, deixarão o animal ainda mais inseguro e o medo deles pode tranformar-se em agressividade e/ou fuga. Mas tudo isto pode ser evitado com prudência, atenção e um pouco de boa vontade. Garanta condições mínimas de segurança ao seu animal e às pessoas, evitando colocar seus animais em ambientes conturbados e barulhentos (desde antes do espocar dos fogos) e, durante todo o tempo, passe ao seu animal paz, tranqüilidade e a sensação e que tudo está bem e sob controle.
Algumas dicas:
Alguns veterinários aconselham o uso de tampões de algodão nos ouvidos, que podem ser colocados minutos antes e tirados logo após fogos. Experimente antes, para ver se o seu animal adapta-se a este procedimento.
Calmantes naturais também são indicados, por trazerem resultado bastante eficiente para os animais que historicamente apresentam o estresse. Para isto, consulte o Veterinário.
Cobertores pesados estendidos nas janela abafam o som, assim como cobertores no chão ou um edredon sobre o animal.
Também ajuda deixar uma porta do guarda-roupas aberta para\n que ele se abrigue, mas seu bichinho poderá fazer xixi lá dentro, por medo. Se tiver mais de um cão, deixe-os em quartos separados pois, na hora dos fogos, eles poderão morder-se uns aos outros, no desespero. Se tiver como, coloque rádio em cada quarto em que eles estiverem, com música alta para abafar o som das bombas.
Se sua casa for térrea, o espaço pequeno demais e tiver de deixá-los no quintal, prenda-os na corrente (mas fique por perto, para socorrê-los caso corram o risco de enforcamento), pois na primeira explosão eles correrão feito loucos para a rua, sem noção do que estão fazendo, podendo ser atropelados, ou até perderem-se para sempre no tumulto de fim de ano: são muitos cheiros, muitas pessoas diferentes o que tornarão impossível o caminho de volta.
Florais de Bach:
As essências abaixo, combinadas, funcionam bem tanto para cães quanto para gatos:rescue+ mimulus+aspen+ rock rose + cherry plum Mande fazer em qualquer farmácia de\n manipulação ou homeopática SEM ÁLCOOL NEM GLICERINA, e guarde na geladeira (dura todo o vidrinho, apesar de dizerem na farmácia que dura só 2 dias).
Dê 4 gotas, 4 vezes ao dia.
Comece a ministrar o Floral uns 2 dias antes das comemorações.
PRATIQUE A POSSE RESPONSÁVEL DE ANIMAIS. VAMOS PREVENIR? "

0 comentários:




  © Blogger template Romantico by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP