O PINGUIM PODE DESAPARECER ATÉ 2100

>> sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009



A notícia de que a temperatura na Antártida está subindo foi divulgada há duas semanas. Agora começam a surgir as possíveis consequências desse aquecimento. Uma delas pode ser a extinção do pinguim-imperador, símbolo do continente de gelo, dizem pesquisadores do Instituto Oceanográfico de Woods Hole, nos Estados Unidos.


Os autores cruzaram previsões do degelo na região feitas pelo IPCC, o Painel Intergovernamental de Mudança Climática, e de estudos da redução da população de pinguins entre 1962 e 2005. Em 1970 havia 6 mil casais. Hoje resta cerca da metade. Até o fim do século poderiam sobrar apenas 400. A chance de essa catástrofe acontecer é de 40%.


Os pinguins precisam da camada de gelo para se alimentar e criar os filhotes. Com o aquecimento da região as aves teriam de mudar a época de procriação ou mesmo migrar.

O problema: diferentemente de outras aves da Antártida, os pinguins já demonstraram ser lentos em adaptações. O estudo foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

0 comentários:




  © Blogger template Romantico by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP